Nova tecnologia 'freia' poder de notebooks
Optimus aciona placa de vídeo automaticamente conforme necessidade.
Nvidia promete bateria com até 10 horas de duração com a tecnologia.
Tecnologia liga e desliga a placa de vídeo automaticamente.
No mundo dos notebooks, bom desempenho e alta de duração da bateria são dois elementos que não combinam. O motivo é que os computadores portáteis possuem placas de vídeo cada vez mais poderosas e seu uso aumenta consideravelmente o consumo de energia. Para tentar contornar este problema a Nvidia apresentou a tecnologia Optimus, um sistema automático capaz de reduzir a velocidade de operação da plava de vídeo do notebook, economizando energia.
A tecnologia, que começará a ser implantada nos notebooks que chegam ao mercado na metade de 2010, inova ao trazer um sistema automático, que reconhece a necessidade do uso da placa de vídeo conforme o programa ou game que está aberto.
Nos aparelhos atuais, é necessário ativar e desativar manualmente o uso da GPU (sigla em inglês para unidade de processamento gráfico, nome técnico das placas de vídeo) e, há alguns anos, era preciso até reiniciar o computador para ligar e desligar o sistema. Não existia um equilíbrio entre a alta performance do PC com o baixo consumo de bateria.
“A tecnologia Optimus traz a flexibilidade de se alternar entre a placa de vídeo ‘onboard’ [integrada] e a GPU de forma discreta e transparente para usuário, sem a questão de fechar o aplicativo”, diz Richard Cameron, gerente de produto para o Brasil da Nvidia. “Com isso, conseguimos aliar performance gráfica com longa duração de bateria”.
Com a tecnologia, a Nvidia promete que a bateria dos computadores portáteis tenha uma duração de até 10 horas, similar à de aparelhos que usam apenas a placa de vídeo integrada.
“A placa de vídeo deixou de ser um componente apenas para quem joga games no PC”, afirma Cameron. “Ela é um segundo processador para os computadores. O Windows 7 utiliza a GPU para processar funções do sistema operacional, por exemplo, e o novo Office terá recursos que usarão as placas”.
O notebook N61, da Asus, será um dos primeiros a ter a tecnologia Optimus. (Foto: Divulgação)
A tecnologia não afetará o preço das placas da Nvidia, segundo Cameron. “Um notebook com GPU é mais caro, mas o consumidor consegue traduzir o preço de ter um computador com uma placa de vídeo”.
0 comentários:
Postar um comentário